Padim da Graça






Padim da Graça, freguesia situada a norte da Cidade  de Braga, sensivelmente a 6 km do centro delimitada pelo rio Cávado, apresenta a concurso duas maravilhas, sendo elas o Jardim do Quintalejo, no qual se destacam três construções notáveis, cujos vestígios chegaram até nós: o Senhor da Pedra, o Aqueduto e a Azenha e a Tradição da  Partilha do Pão.

Jardim do Quintalejo
O Jardim do Quintalejo situa-se na freguesia de Padim da Graça, na zona de lazer, junto ao rio. Este é um espaço, com origem provável no séc. XI,  rodeado de zonas agrícolas, acompanhadas pelo rio Cávado, criado especialmente para que os Monges Beneditinos pudessem ter um local de meditação perto da natureza. O quintalejo era um jardim de recreio com chafariz e tanques de água e flores. Daqui saia um caminho que conduzia os monges até ao  convento.
No Jardim do Quintalejo existiam três construções notáveis, cujos vestígios chegaram ate nós: o Senhor da Pedra, um Aqueduto e uma Azenha.
O Senhor da Pedra, que foi deslocado do seu local original e que, actualmente se situa na freguesia de Padim de Graça, junto à estrada nacional, é uma cruz toda ela construída em pedra. Esta fazia parte do espaço de contemplação utilizado pelos monges, simbolizando a entrega à vida religiosa. O Senhor da Pedra é a imagem de um Cristo numa cruz, executado num único bloco de granito. O Cristo, que mede cerca de 50 cm de altura e 30 cm de largura, é trabalhado em alto-relevo. O rosto apresenta um ar severo e é emoldurado por uma densa barba. À volta do corpo é visível um largo pano, cujo tamanho nos remete para a idade média. Encontra-se embutido num nicho também em pedra rematado por uma cruz no topo.
Nos campos do Jardim do Quintalejo ainda se encontram vestígios da presença do trabalho da comunidade beneditina de Tibães, entre eles o aqueduto construído em granito para aproveitamento das águas do rio Cávado destinadas a irrigação dos campos. Hoje quase nada resta deste centenário aqueduto séc. XI.
Durante séculos, uma azenha serviu a população para tratar da moagem do milho. Era usada por todos e servia o interesse de todos, hoje só temos os pilares da Azenha em pleno centro do rio, e os passadiços que a ligavam à margem do rio onde ainda se conseguem ver os prados verdejantes.
            Um local como este, leva-nos a um espaço com paisagens deslumbrantes entre as margens de um rio que faz questão de dar brilho ao verde que circunda toda esta área e a torna digna de visita pela tranquilidade que nos transmite. E pela magnífica paisagem o Município de Braga tem um Projecto de Preservação e Requalificação Ambiental e Urbana da Margem Esquerda do Rio Cávado, espera estar concluída até 2013.





 Tradição da Partilha do Pão

Embora alguns usos e costumes deixem de existir, podemos encontrar algumas raízes ou costumes e tradições existentes na população de caris agrícola e fabril, que ainda fazem com tanta devoção.
            Nesta freguesia, Padim da Graça, como forma de agradecimento segue-se uma tradição antiga: A Partilha do Pão. Embora não se saiba a data exacta, este costume surge referenciado no livro Dos Usos e Costumes da Freguesia de Padim da Graça, no espólio da Paroquia de Padim da Graça, um pequeno livro datado de 14 de Dezembro de 1707, elaborado pelo Padre António Garcia Correia, cura da freguesia.
Este costume da partilha do pão desde há muito tempo que se realiza como forma de colmatar algumas carências alimentares em tempos de fome. A origem desta tradição foi marcada por um péssimo ano de cultivo das sementeiras. Para que o ano 
 seguinte fosse melhor, os agricultores prometeram oferecer parte d
a sua colheita (pão) aos mais desfavorecidos daquela terra. Esta tradição mantém-se viva ano após ano no primeiro fim-de-semana de Fevereiro onde o pão é benzido e distribuído consoante a quantidade dos elementos da cada família.


Bênção e Partilha do Pão na Senhora da Graça


É muito sugestivo que a Bênção e Partilha do Pão nesta Freguesia de Padim da Graça se faça na Eucaristia, em dia que a Comunidade Paroquial celebra a Festa da Entrega da Cruz, Domingo a seguir ao dia 2 de Fevereiro.A Eucaristia é sobretudo actualização do sacrifício oferecido por Jesus na Cruz. No Calvário e na cruz, Jesus dá-se por amor … e, por amor, dá-se também no pão da Eucaristia.
No pão que precisamos, oferecido e partilhado, também nos damos aos outros e para o bem dos que mais necessitam… 

Padre José Figueiredo



Esmeralda Jardim
João Alves
Rui Machado